quarta-feira, agosto 31, 2005

Ilustrarte

Da minha parte quero dar os parabéns ao ilustrador e pintor João Vaz de Carvalho que ganhou o prémio Ilustrarte 2005.
Sou uma grande admiradora do seu trabalho e, como tal, fiquei muito feliz.
Representou-nos lindamente nesta Bienal do Barreiro, que vai na segunda edição e tem dado provas de excelente qualidade!!
Há uns meses ele recebeu-me com grande simpatia no seu atelier para me falar do seu trabalho, foi excelente ver os originais e o seu local de trabalho.
Parabéns também a todos os seleccionados e em especial aos nossos Portugueses (André Letria, Bárbara Rof, Gémeo Luís e
José Manuel Saraiva).
Não percam a exposição que se realizará com os trabalhos dos seleccionados e premiados no Barreiro, inaugura dia 1 de Novembro de 2005. O site deles é www.ilustrarte.web.pt
E em 2007 há mais!!!

sábado, agosto 27, 2005

Vou voar...


il de S.Fanelli
Até já !

quarta-feira, agosto 24, 2005

errata

Digitaliso.

Fim de férias

Acabadas as férias. Porto e um livro para entregar no começo de Setembro.
ainda não li tudo mas isto continua a mexer.
Já vi o livro do Gémio Luis á venda na Bertrand em Viana ontem no meio do fumo. Acho que em certas páginas devia haver mais distancia entre o papel e o recorte, como na exposição que vi dele. Nem sempre se vê a sombra do recorte sobre o fundo.

No meu comp. não vi desalinhamentos.

Amanhã dijitaliso imagens para mandar.

Quanto a rapidez do desenho do PP perfeitamente de acordo (ver POMAR) e a simplicidade é sempre o mais díficil.

Pó Mágico

pó mágicoQuem não precisa de um pó Mágico de vez em quando , principalmente quando estamos cansados e temos de entregar uma ilustração para o dia seguinte e são onze da noite ... Envio-vos alguns sites de ilustradores cujo o trabalho eu adoro , até já !http://perso.numericable.fr/~corlynda/ http://www.symbioz-design.com/jochen-gerner/index2.html http://www.martinhaake.de/

sexta-feira, agosto 19, 2005

"Um post meu para o vosso blog..."

Na altura do primeiro Indie guardei todos os papelinhos ilustrados e vários cartazes que consegui. Fui expondo-os em casa, oferecendo, colando em agendas e caderninhos ...
Isto porque fui surpreedida pela qualidade da ilustração e design ( na altura nunca cheguei a saber de quem eram ). Só agora, na preparação deste blog, percebi que a ilustradora tinha sido a ( nossa ) Carla Pott!
Fiquei radiante por duas razões: 1ª a ilustração de que eu gostara tanto era da Carla, 2ª a plasticidade dela enquanto autora.
O texto que o Daniel nos mandou ( e que alarga muito pertinentemente o tema da ilustração de imprensa ) vem revelar o resto...
Parabéns pela "direcção gráfica" e obrigada pelo texto.
"Aqui vai :

Escreve Daniel Barradas, designer a tempo inteiro, escritor nas horas vagas.

Como designer, nos últimos dois anos tenho trabalhado principalmente com trabalhos ligados a áreas artísticas e culturais. Infelizmente nem sempre tenho tido a oportunidade de poder encomendar trabalho a ilustradores porque os meus clientes são na sua maioria pindéricos e nunca há dinheiro suficiente para pagar a um ilustrador (mal há dinheiro para o designer!).
Além disso, os prazos são quase sempre tão apertados que se penso em contactar alguém para me fazer uma ilustração, já me estou a atrasar com a entrega da coisa na gráfica.
Isto nem tem sido assim tão mau porque, à falta de ilustrador, tenho eu mesmo resolvido o problema com ilustrações de minha autoria. Mesmo não sendo pago por isso, compensa pelo desenvolvimento e à vontade que tenho vindo a sentir cada vez que "me vejo obrigado" a fazer ilustrações.
Felizmente há excepções e tem sido com grande prazer que tenho estado a desenvolver o projecto gráfico do IndieLisboa, festival internacional de cinema independente de Lisboa.
Para a primeira edição, convidei a Carla Pott a fazer uma ilustração pela simples razão de ser minha amiga pessoal. Paguei-lhe com parte dos meus honorários. O resultado foi tão bom, que, em conjunto com os organizadores do festival, acordámos que daí em diante a imagem do festival passaria a ser sempre baseada numa ilustração.
Para a edição de 2005 convidámos vários ilustradores a apresentarem propostas e acabou-se por escolher a do Marco Silva, que é um absolute beginner mas que fez um excelente trabalho. Tinhamos também uma boa proposta do Zepe, mas pedimos-lhe algumas alterações e resolvemos usá-la em 2006.
Este tipo de trabalho tem caracteristicas muito curiosas porque a ilustração que se usa como imagem do festival é aplicada nos materiais mais diversos, começando no cartaz e passando pelo site de internet, t-shirts, sacos, brochuras, etc... Por terem que se submeter a uma série de características técnicas, ditou a experiência (ganha com alguns erros) que estas ilustrações devem ser encomendadas e não sujeitas a um concurso público. A minha função neste caso, para além de designer, passou a ser também de director de arte, ou seja, alguém que controla uma identidade visual. Tenho que conjugar a identidade do festival com a ilustração de cada ano.
Outro aspecto bastante positivo deste trabalho tem sido a excelente equipa de produção do festival, que já percebeu que se tem de começar a trabalhar a identidade visual de cada edição com um ano de antecedência. Por isso se escolheu a imagem de 2006 ainda em 2004 e em breve se vai começar a pensar em 2007. "

quinta-feira, agosto 18, 2005

Era uma vez no Alentejo!

Alentejo

segunda-feira, agosto 15, 2005

Coisas que fascinam

















Tenho saudades das ilustrações do José Fragateiro, saudades de as ver regularmente.
Tenho saudades da rubrica semanal "Coisas que Fascinam" na Notícias Magazine que, sem que nunca conseguisse perceber porquê, desapareceu.
E fascinavam mesmo: os textos da jornalista Carla Maia de Almeida, as ilustrações do Zé. Na maioria, recortam pedacinhos de mundo cuidadosamente escolhidos e (re)montados, numa base sóbria de aquarela. Tudo na conta certa para nos prender como numa fotografia familiar mas longinqua. Mostram o espaço e o tempo dos dias que passam numa vida. São poesias silenciosas.

Alguma imprensa escrita - nomeadamente as revistas (e aí um tributo à N.M., revista semanal de grande tiragem que tem servido como lugar de estreia, montra e divulgação de ilustradores portugueses) - já percebeu a diferença incumensurável ter parte dos seus artigos ilustrados. E entende (espero), cada vez mais, ilustração como uma linguagem liberta de faixas etárias necessáriamente reduzidas.
Sinto que a ilustração confere uma "durabilidade" especial aos artigos, ao próprio objecto de imprensa. Um sentido (mais) intemporal.
Parece-me que muitos ilustradores, nomeadamente aqueles com quem partilho este Blog, estarão disponíveis para imprensa escrita( falámos muito sobre isso no outro dia a Carla e eu ).
O público estará por certo.

















Ilustrações de José Fragateiro

sábado, agosto 13, 2005

Illustration Friday!

Carla Pott- I-was-born-inside-a-tree
Carla Pott

WISDOM

quinta-feira, agosto 11, 2005

Mais uma princesa...


















A belíssima e intrigante princesa do Pep Montserrat

quarta-feira, agosto 10, 2005

Ervilhas...

Ervilhas Para Verdadeiras Princesas foi uma exposição colectiva de ilustração comissariada por Ju Godinho e Eduardo Filipe. Esteve patente este ano no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro. Celebra o conto de Andersen "Uma Verdadeira Princesa" ou, como também é conhecido, "A Princesa e a Ervilha"
Ervilhas para Verdadeiras Princesas é um catálogo / livro que dá a ver a exposição a quem a viu ou não a pode visitar ( como eu ). Comprei-o hoje numa livraria. São 20 verdadeiros ilustradores para uma ervilha.

ilust.( por ordem): Pierre Prat; Fréderique Bertrand; Teresa Lima; Carll Cneut

terça-feira, agosto 09, 2005

Até breve!

Miss Apple

miss-Apple-blog

We love the rain

we-love-the-rain -blog

www.galeriapedroserrenho.com

Beijinhos e até breve!

Loren Long

Considero esta uma das capas para picture book mais bem conseguidas.
É do ilustrador Loren Long (também ilustrou um dos livros da Madonna).

O trabalho de Long tem (para mim) algo de Millet e de Edward Hopper.

loren long

"When I heard the learn'd Astronomer"

Walt Whitman /ilustração de Loren Long
Simon & Schuster Books For Young Readers

segunda-feira, agosto 08, 2005

José Miguel Ribeiro

9789724308821[2]

Este é um dos livros da colecção "Contos do Arco da Velha", texto de Maria Teresa dos Santos Silva, ilustrações de José Miguel Ribeiro.
Eu gosto imenso destas ilustrações, são fabulosas. Já devem conhecer este autor através do cinema de animação e não só.
Deixo aqui também um pouco do percurso dele:

"José Miguel Ribeiro nasceu em 1966 na Amadora. Licenciou-se em Artes Plásticas - Pintura na "Escola Superior de Belas Artes" de Lisboa, estudou animação de desenho e volumes na Lazzenec-Bretagne / Rennes e na Filmógrafo / Porto em 1993/4. Durante vários anos leccionou animação de volumes no CITEN / FCG em Lisboa. Foi animador de "Os Salteadores" realizado por Abi Feijó (Menção Honrosa do Cartoon D'Or 1994) e de outros filmes portugueses de animação. Co-realizou "O Ovo", com o qual ganhou vários prémios internacionais, realizou curtas animações para a "Rua Sésamo" e em 1996 foi premiado no Cinanima com a curta metragem "O Banquete da Rainha". De 1997 ao ano 2000, com produção de Luís da Matta Almeida - Zeppelin Filmes, realizou "A Suspeita", média metragem em animação de volumes, à qual foram atribuídos 26 prémios internacionais, destacando-se o Cartoon D'Or 2000, tendo sido exibido nos principais canais mundiais de televisão. Em 1999 realizou ainda duas curtas animações: o spot do Cinanima 99 e outra de solidariedade - “Timor Loro Sae”. No ano de 2000 foi convidado para realizar o Spot Salão Lisboa-Bedeteca/CML e em 2001 realizou dois spots institucionais "Almada sem carros" com 20” e 25”. Durante os anos de 2001 e 2002 realizou em plasticina a série infantil "As Coisas Lá de Casa", premiada em vários festivais, nomeadamente, no Cinanima 2002 e no AniMadrid 2004. Nos últimos 6 meses de 2003 dedicou-se a criar e realizar uma curta metragem intitulada “Abraço do Vento”, integrada na manifestação ‘Movimentos Perpétuos’ de homenagem a Carlos Paredes. Encontra-se actualmente a realizar, em animação de volumes, o "Passeio de Domingo", curta metragem de 10 minutos que estará pronta em finais de 2005. Tem tido também uma actividade regular como ilustrador de vários livros."

sábado, agosto 06, 2005

EAT YOUR CARROT!

eat-carrot-blog
ilustração-carla pott

I MET A SHY WOLF AND HE GAVE ME HIS HEART


wolf-heart2-blog
collage-carla pott

quinta-feira, agosto 04, 2005

Um olá vindo do Brasil!

Recebemos já há algumas semanas este e-mail vindo do Brasil.
É bom saber o que acontece do outro lado do oceano...

waletr-queen
QUEEN

"Olá para todos,
Meu nome é Walter Vasconcelos
e trabalho como ilustrador e designer no Rio de Janeiro / Brasil.
Conheci recentemente o Blog de vcs, e achei excelente, bons trabalhos
e muitas informações. Eu sou uma pessoa apaixonada por ilustração,
penso que é uma sofisticada forma de arte ,com visões multiplas e surpreendentes.
Aqui no Brasil eu participo da SIB, e apesar das dificuldades ( falta de espaços para
publicar, valores e etc) venho tentando impor um tipo de trabalho bastante autoral.
Seguem alguns trabalhos, se quiserem conhecer mais desenhos, acessem:

www.sturgesreps.com ou www.wvzero1.com (em construção)

Meus parabéns pelo Blog e vida longa a ilustração!

Um abraço

Walter"
walter-groovie1
GROOVIE
catholic-walter
CATHOLIC

Obrigada Walter!

As meninas de verdade...

...Não escondem as suas caudas.

Carla Pott-pintura

Carla Pott- As meninas de verdade não escondem as sua caudas2

Ver www.galeriapedroserrenho.com

terça-feira, agosto 02, 2005

Per Dybvig - Kongle Sugeren editora Cappelen

Per Dybvig 1
Per Dybvig um ilustrador com um nome tão dificil de pronunciar como encontrar algo sobre ele em Ingles na net , no entanto o traço é fascinante...A imagem é do livro da editora Cappelen, www.cappelen.no e o titulo Kongle Sugeren , apenas encontrei isto sobre o livro , no entanto pedi a um amigo meu para traduzir ...

This book of the year is a perfect addition to the series of fun books about Fox and Piglet. This time it is the turn of Papp, the angry pipsqueak, to suffer. Papp, who can get into such a fury that he gives off a pepper smell, has acquired a cone vacuum cleaner and Fox wants to get his paws on it because he has a carpet that is unbelievably dusty.
Fox and Piglet pay a call on Papp who brags about the cone vacuum cleaner, but will not even think about lending it out. In fact, he is not allowed to use it himself because you need a licence and you can only get one in Denmark. Fox has a brilliant idea, as usual,and Piglet has to dress up as a Dane with a vacuum cleaner licence.
The books about Fox and Piglet follow the logic of fantasy. In this world nothing is impossible and everything is credible within the framework of the story. A joyous book that will gladden the heart of anyone who likes absurd humour and Per Dybvig´s pranks. Suitable for five year olds and far beyond.

correcção

O livro abaixo não é da Albatros, é da BLOK.Enganei-me.bjs

Carla para André Lemos

André,
Vê lá se gostas destas.
Comprei este livro em Praga em segunda mão(por 10 coroas=30c) eh eh eh...

jeden modrý den

São umas colagens completamente estranhas de uma ilustradora checa chamada
Zuzana Rencová (falta acento no "c", lê-se Renchová) e é de 1965.

jeden

modry-blog

É da editora Albatros, que era muito boa em livro infantil,agora já ouvi dizer que é só livros da Disney e etcs.
O título quer dizer "UM DIA AZUL"

Se mais alguém estiver interessado deixe um comentário e eu coloco um post mais completo.

segunda-feira, agosto 01, 2005

The Monster Engine


Oi,
Dêm uma olhada neste site!Um ilustrador de BD, David Devries decide aos 33 anos que os monstros dos desenhos da sua sobrinha eram mais "cool" que os dele e então começa a pintar desenhos de crianças .
O resultado é fabuloso (pelo menos para mim).
Deixo estas imagens... (obrigada à DFX!)
tooth1-david-devries

http://www.themonsterengine.com/art.html