domingo, dezembro 04, 2005

Ilustradores à solta no CPA

Um texto do Miguel Horta que publico com algum atraso...

( desculpa Miguel, as razões da minha ausência foram na maioria boas... Londres estava linda, gelada já de Natal ).

A imagem da esquerda é de Aldechi Galloni e a da direita é do Miguel e chama-se: O dono espera o gato na noite.

" Aqui vai, a pedido da Dora, uma crónica possível dos dias que havemos vivido numa sala do CCB com o ilustrador Adelchi Galloni:
Tratou-se de um Workshop promovido pelo Centro de Pedagogia e Animação do CCB, enquadrado por uma exposição (concurso) de ilustradores de vários países, a propósito do universo do Circo e orientado por este artista Italiano.
Adelchi é um ilustrador “sénior”, detentor de ideias muito próprias; homem de barba grisalha, hirsuta, e óculos empinados no nariz, não velando o brilho do olhar. Um ilustrador muito marcado pela Pintura, expressionista na mancha, e pelo cinema “Negro” ( Francês e Americano).
Ao longo dos vários dias que se foram sucedendo, propôs soluções diferentes para a composição das imagens, rematando:
-Não se esqueçam que o Cinema é a arte do século...
E assim foi. Sempre muito atento ao nosso trabalho individual, lançou o desafio da ilustração como cena iluminada artificialmente, criando planos e leituras, bem diferente de um desenho concebido a partir da luz natural (bem comportada). Enfim, 7ªArte...
Provou os seus pontos de vista de cinéfilo, rascunhando convictamente sobre os nossos esboços, com argumentos articulados em Italiano, terminando as sessões com os dedos irremediavelmente tintos da sua mina de um negro profundo.
Gostei que ele me tivesse surpreendido com a sua, outra, visão de criador: Naqueles dias, não pude aplicar a fórmula habitual como resolvo, confortavelmente, as ilustrações: Vivi num desassossego reflexivo!
A par de tudo isto, o convívio com os outros ilustradores preencheu-me. A qualidade e alegria de comunicação foram o mote desta oficina.
Entretanto a Ilustração [como tema ] continuou, numa sequência de oficinas propostas pelo CPA a públicos muito diversos, até ao final do mês de Novembro ( ver CPA em
http://www.ccb.pt/ccb/ ).

Miguel Horta"