segunda-feira, agosto 08, 2005

José Miguel Ribeiro

9789724308821[2]

Este é um dos livros da colecção "Contos do Arco da Velha", texto de Maria Teresa dos Santos Silva, ilustrações de José Miguel Ribeiro.
Eu gosto imenso destas ilustrações, são fabulosas. Já devem conhecer este autor através do cinema de animação e não só.
Deixo aqui também um pouco do percurso dele:

"José Miguel Ribeiro nasceu em 1966 na Amadora. Licenciou-se em Artes Plásticas - Pintura na "Escola Superior de Belas Artes" de Lisboa, estudou animação de desenho e volumes na Lazzenec-Bretagne / Rennes e na Filmógrafo / Porto em 1993/4. Durante vários anos leccionou animação de volumes no CITEN / FCG em Lisboa. Foi animador de "Os Salteadores" realizado por Abi Feijó (Menção Honrosa do Cartoon D'Or 1994) e de outros filmes portugueses de animação. Co-realizou "O Ovo", com o qual ganhou vários prémios internacionais, realizou curtas animações para a "Rua Sésamo" e em 1996 foi premiado no Cinanima com a curta metragem "O Banquete da Rainha". De 1997 ao ano 2000, com produção de Luís da Matta Almeida - Zeppelin Filmes, realizou "A Suspeita", média metragem em animação de volumes, à qual foram atribuídos 26 prémios internacionais, destacando-se o Cartoon D'Or 2000, tendo sido exibido nos principais canais mundiais de televisão. Em 1999 realizou ainda duas curtas animações: o spot do Cinanima 99 e outra de solidariedade - “Timor Loro Sae”. No ano de 2000 foi convidado para realizar o Spot Salão Lisboa-Bedeteca/CML e em 2001 realizou dois spots institucionais "Almada sem carros" com 20” e 25”. Durante os anos de 2001 e 2002 realizou em plasticina a série infantil "As Coisas Lá de Casa", premiada em vários festivais, nomeadamente, no Cinanima 2002 e no AniMadrid 2004. Nos últimos 6 meses de 2003 dedicou-se a criar e realizar uma curta metragem intitulada “Abraço do Vento”, integrada na manifestação ‘Movimentos Perpétuos’ de homenagem a Carlos Paredes. Encontra-se actualmente a realizar, em animação de volumes, o "Passeio de Domingo", curta metragem de 10 minutos que estará pronta em finais de 2005. Tem tido também uma actividade regular como ilustrador de vários livros."

6 Comments:

Blogger kikazinha said...

Boa!Para não falar só da animação, da qual sou grande fã, eu também gosto bastante das ilustrações do Zé Miguel Ribeiro.São muito dinâmicas...

1:43 da tarde  
Blogger Unknown said...

Ainda ontem estive com os livros na mão e gostei bastante das ilustrações.

9:51 da manhã  
Blogger Mariana Rio said...

Sou fã do José Miguel Ribeiro... mas conheço mais os trabalhos em cinema de animação do que a ilustração. Tenho de ver melhor estes livros!

2:07 da tarde  
Blogger boredomsketch said...

De animação dele conheço A Suspeita, mais umas curtas q vi no dvd do Animation Now. Os livros vi na feira do livro de Monte Gordo.O traço dele e bastante interessante, e qdo anha tridimensionalidade como na suspeita ficam demais! Pena q mesmo ganhando um Cartoon D'or o estado portugues nao o recompensa devidamente, lembro d ler sobre isso.
Além dos livros dele adquiri um mto engraçado com ilustrações do Zep e o seu personagem Titeuf. Chama-se A vida sexual da malta nova. As ilustrações possuem um humor mto giro, mais virado pa um publico mais adulto,penso eu. ta aki o link para o livro

Para quem gostar d ilustraçao japonesa ta um post sobre hiroaki samura no meu berlogue.

q comment longo :P

7:55 da tarde  
Blogger Unknown said...

Olá pessoal!Meu nome é Luis sou de Porto Alegre, Brasil e adorei as ilustrações de José Miguel Ribeiro.
Alguém sabe de algum contato com ele?Agradeço muito!!Obrigado. Luis.
Paz à todos.

5:06 da tarde  
Blogger Unknown said...

Claro...meu contato é luispratica@terra.com.br
Obrigado.

5:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home