quarta-feira, julho 13, 2005

Esclarecimento


Tenho lido alguns comentários deixados neste blog e decidi esclarecer alguns pontos.

O "escrever para o boneco" não é um blog dedicado só à ILUSTRAÇÃO INFANTIL ou às questões de como se pode melhorar ou não o livro infantil em Portugal.
Como se lê por cima do nosso e-mail é um:
blogue de divulgação e reflexão sobre ilustração feito por ilustradores e não só...

Esse é um facto que se pode constatar pelos links que temos na barra que abrangem qualquer àrea da ilustração e até da BD.
O que acontece é que o blog só tem uma semana de abertura ao público e porque alguns de nós trabalhamos (mas não todos) nessa área o tema tem sido esse.
Eu,por exemplo, não faço só ilustração infantil, faço também outro tipo de ilustração e outras áreas ligadas à Arte. E gosto! Gosto muito de Ilustração de Imprensa e de a fazer,por exemplo.

SE os nossos comentários soam tendencialmente a favor da Ilustração,"umbiguistas","autistas" ou "sindicalistas":Provávelmente sim.

Um Blog não é um jornal, não é um site, um blog é um espaço de conversa informal para se dizer o que se quer e o que se pensa como se quiser.

Este blog é um espaço de conversa, como quando os amigos se reunem e falam.E os amigos reunidos falam das suas questões, dos seus problemas,das suas opiniões e óbviamente...de si mesmos. Informalmente!

É um blog dedicado à Ilustração e como tal é normal que se fale quase exclusivamente sobre a Ilustração e a favor dela.

Uma das razões para termos criado este blog foi porque a profissão de Ilustrador é um bocado isolada, pois ,óbviamente, as pessoas têm as suas vidas e nem sempre têm tempo para se encontrarem e discutirem sobre o seu trabalho.
Foi também para partilharmos entre nós aquilo que vamos produzindo, os livros, os sites, as informações que cada um de nós quer partilhar.

Foi também para desabafar,para comunicar o nosso dia-à-dia.
Um blog funciona também como um diário. E é mais fácil desabafar, é mais fácil de ser compreendido pelos colegas da mesma profissão.

Decidimos lançá-lo ao público enquanto experiência, não como um dever, não como um serviço prestado,não como uma obrigação.
Entre várias razões interrogámo-nos se após o "BOOM" da Ilustração Portuguesa haveria mais pessoas a questionarem-se sobre o tema, a quererem saber o que virá a seguir, qual o próximo passo.Se a nossa Ilustração estagnou, ou não, e quais as razões...saber o que se passa.

E também se não haveria pessoas interessadas em partilhar também connosco as informações a que cada um de nós vai tendo acesso:os prémios, as exposições, os livros lançados, as sociedades, os pagamentos, as leis,etc,etc.

E também porque queremos ouvir outras opiniões, favoráveis, não favoráveis, outros pontos de vista que possam tornar a conversa (INFORMAL!) mais dinâmica.

Aos visitantes eu esclareço e peço a compreensão, haverá dias em que colocaremos posts mais interessantes a quem observa de fora, mas também haverá dias em que estaremos simplesmente a conversar entre nós. E nós...somos todos profissionais ligados à Ilustração e gostamos de Ilustração.E como é natural, as pessoas falam e defendem aquilo que gostam!
Carla Pott:ilustração para cartaz do INDIELISBOA, FESTIVAL DE CINEMA INDEPENDENTE DE LISBOA.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Achei piriri(fantástico,segundo a minha filha Marta)
Os meus amigos ilustradores já pensaram em ilustrar os contos tradicionais?
Ou melhor, os contos tradicionais que os contadores de histórias estão por aí a contar?
Seria um desafio e pêras...
Um abraço de contos aos ilustradores.
Pé de mail: abraços muitos à Dora
B.

10:43 da tarde  
Blogger dora said...

Abraços querida JOANINHA das histórias!

1:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home