sexta-feira, julho 08, 2005

Oi gente!


Olá pessoal,

Me desculpem pelo sumiço e por não estar "blogando" tanto como eu gostaria.

Eu quero agradecer a Alice pelo belíssimo design do blog. Está um luxo.

Esse blog será um marco na área editorial de Portugal. Acredito que muitas mudanças poderão vir através desse encontro que estamos promovendo aqui. Esse é um ótimo aspecto do mundo globalizado. Existem milhões de mudanças acontecendo lá fora e aqui dentro e precisamos trazer as melhore delas para a vida da gente.

Eu gostaria de comentar algumas coisas. Me desculpem o longo texto.

`As vezes eu me sinto um pouquinho (um pouquinho só) fora de lugar, uma vez que eu não me encontro em Portugal e de certa maneira a realidade de vocês é diferente da minha. Mas eu gostaria de dizer que os problemas e as questões vividos por vocês são meus também. Afinal eu também estou a trabalhar por melhores condições de trabalho e por respeito.

É bastante pertinente essa questão sobre a má qualidade dos textos apresentados para os ilustradores. Não é raro encontrarmos livros onde a ilustração é o único aspecto que sustenta o livro. É triste ainda termos de batalhar tanto para provar aos editore e escritores que nós também somos autores e deveremos dividir todos os créditos do trabalho, seja os direitos do autor, nome do ilustrador na capa, biografia do ilustrador e do escritor, etc.

Acho que é importante as editoras darem oportunidades para NOVAS vozes.

Existe uma geração de escritores já "consagrados" e muitos já antigos, que definem o que é o texto infantil. Então é imperativo que entre novos ares nesse meio, expandindo a linguagem e trazendo o novo.

Trabalhar com bons e experientes editores e diretore de arte, é uma enorme felicidade. A gente cresce. Infelizmente não é uma oportunidade tão comum quanto gostaríamos.

Acho ótimo os ilustradores que têm tambem escrito as suas estórias. Se você não tem o texto que você gostaria de ter, por que não escrevê-lo voce mesmo? Tenho tido a oportunidade de encontrar ilustradores que tem se mostrado excelentes escritores. Se os escritores também querem ser ilustradores, que sejam bem vindos.

A única questão colocada ao ilustrator e ao escritor é ser capaz de fazer um trabalho bem feito, ser bom.

Ultimamente, a minha experiência tem sido muito boa quanto a ilustratar bons textos e trabalhar com bons escritores, editores e diretores de arte. O mercado onde eu trabalho respeita bem os ilustradores. Mas sei que ainda tem muito trabalho a ser feito para que o ilustrador receba o merecido credito.

Acho que esse debate todo será um tema sempre recorrente a esse blog.

Gostaria de apresentar esse blog a uma associação de ilustradores do Brasil. Eles estão lutando com as mesmas questões que nós e estão se organizando também.

Sociedade dos Ilustradores do Brasil
www.sib.art.br

Um abraço, Geraldo

1 Comments:

Blogger kikazinha said...

A visão de fora de quem também trabalha cá dentro.Muito obrigada Geraldo.
Na semana que vem deveríamos abordar o tema do Art director....
bjs C

12:02 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home