quinta-feira, julho 07, 2005

Regressada...

Olá !!!!
regressada soy.
Cheia...
de livros (muito mais daqueles que vi, do que aqueles que pude trazer ), de pessoas bonitas e interessantes, de ouvir falar com a "prática na língua" para além da reflexão teórica, do debate ( às vezes aceso ) e das perguntas a sério vindas da plateia. Vinham de todos os quadrantes profissionais da área da literatura infantil; juntaram-se durante quatro dias em Valência no III Congresso ibérico de Literatura Infantil e Juvenil.
O tema, Leitura, identidades e globalização, distribuiu-se por mesas profissionais ( edição, política literária, escritores, ... ), mesas temáticas ( leitura e escola; política literária ... ) e "ponências". Depois ainda, conferências, 2 salas em simultâneo, cada uma com três intervenções de cada vez. Infelizmente na maioria delas versava-se sobre um qualquer assunto de lij, mais do interesse particular do orador do que do mote geral do congresso. Excepção entre outras, e pertinente, a comunicação de Claúdia Pereira da Universidade de Évora: "Autores do Séc. XX, leitores do Séc. XXI".
Destaco das mesas profissionais:
1. Livreiros, directores comerciais e distribuidores pela novidade de juntar estes profissionais num congresso de literatura infanto juvenil. Todos tínhamos perguntas (e muitos desconhecimentos ).
2.Tradução pelos tradutores eles próprios. Para além da visibilidade desta voz não necessáriamente invisível na literatura para crianças, as três pessoas escolhidas conheciam por dentro as palavras, como quem as trinca ( e são cerejas ).
3. Claro, Ilustração Federico Delicado (Ilustrador), Pablo Amargo (Premio Lazarillo 1999), Manuel Boix (Manzana de Oro de la Bienal de Ilustración de Bratislava, 1987). Moderou Joan Portell (Revista Faristol).
Pertinentíssimo, exacto, enxuto, Pablo Amargo. Muito parecido com as suas ilustrações, 100% gráficas. Felizmente leu um texto. Pedi-lho para publicar aqui. Vai enviar-mo mais ou menos dentro de 15 dias, com mucho gusto.
Esperamos ( muito ) por ele.
il. Pablo Amargo
Se calhar o tempo reservado a cada intervenção ( 10-15m. ) foi demasiado curto. Mais panorâmica do que profundidade. A maioria das vezes queríamos mais - bom sinal. Mas depois, os espaços de debate aconteciam, aconteciam a sério sim senhor! Que diferença!
Os tempos foram cumpridos quase britanicamente. Por isso também aconteciam os intervalos previstos. Necessários, muito. Não só pela orchata ( maravilhosa bebida espanhola ), mas pelo encontro verdadeiro e informal.
Ah! falta dizer que o calor também foi muito!
Em Valência acontecia pegajoso, 36º pela noite, noite, 46º durante o dia. O que nos valeu foi o ar condicionado do congresso. Só que às vezes... demais! Ficava tanto frio que tínhamos mesmo de vestir o casaco ou a camisola mais quente com que todos passaram a vir prevenidos a partir do 2º dia.
( ironia a mais )
Conto + depois.

4 Comments:

Blogger kikazinha said...

O congresso parece ter sido muito interessante.Gosto muito da ilustração do logotipo.
Para o próximo também quero ir!
Estes debates parecem ser mais coordenados e sumarentos que os de Bologna...

1:30 da manhã  
Blogger dora said...

Muito mais. Tens de vir, sim!

2:30 da manhã  
Blogger Unknown said...

O blog está cheio de energia!
Esse congresso parece-me muito bom e interessante. Dora para o ano tens de o publicitar aqui com antecedência!

12:08 da tarde  
Blogger Unknown said...

excelente ideia de publicar o texto do ilustrador Pablo Amargo!

12:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home