quinta-feira, julho 07, 2005

Pela qualidade ( do todo ) ...

A Isabel mandou-me um email. Depois de o ler, pedi-lhe para que me deixasse publicá-lo aqui. Aquilo que a Isabel nos diz sobre a importância de uma escrita de qualidade - e ela sabe do que escreve - só pode ser aquilo de que também falamos e ainda não tínhamos dito. Disse-o ela.

(...)
"Bem, era bom que não caíssem naquele tom corporativista “não precisamos de escritores para nada porque conseguimos fazer tudo”.
Li a certa altura uma mensagem de alguém que dizia que “os livros infantis vivem das ilustrações”.
Esquece-se que os livros não servem só para ser vistos. Mas também para ser contados em voz alta e ouvidos (neste caso, por quem ainda não sabe ler).
E que as palavras (que toda a gente, é claro, pode escrever), mesmo que lhe pareçam secundárias, descartáveis e até facilmente substituíveis, merecem ser trabalhadas por quem se sente tocado para isso (e não por qualquer pessoa, só porque lhe apetece “escrever um livro”).

Eu, que vivo e trabalho no meio de ilustradores, sinto que a beleza de um texto, a palavra exacta no sítio certo, a quantidade de palavras nem a mais nem a menos… é cada vez mais desprezada. Ao contrário do que parece ser o tom do blog, acho que hoje a imagem é sobrevalorizada em relação ao texto. E que o facto de um texto ser “muito bom” ou “menos mau” é um pouco indiferente para muitas pessoas deste meio (incluindo, pelos vistos alguns ilustradores). Basta dar um salto a uma FNAC e constatar tal facto: há tantos livros com palavras em espanhol lá pelo meio, já reparaste? E supostamente estão traduzidos para português…
Há tantos livros com rimas bacocas, a terminar em AR, AR, AR e ÃO… sem qualquer exigência?
Há tantos livros (centenas!) que parecem ser feitos a metro, sem amor, sem nada de novo…

Ainda pensei em mandar uma mensagem como esta para o vosso blog… mas tive medo de ser comida viva!
É que parecem todos tão zangados…

Espero que não leves a mal este desabafo,
Um abraço
Isabel"
Sem a licença "oficial" da Isabel, acrescento parte de outro texto, o que acompanhava a resposta "sim" à publicação. "Ilustra" as palavras anteriores e reponde a algumas questões que entretanto se poderão ter levantado.
(...)
" Acontece que o que digo no meu texto é só um bocadinho do que penso.
Falta dizer…
Que dou o MAIOR valor às boas ilustrações.
Que um livro para crianças pode ganhar MUITÍSSIMO se for bem ilustrado.
Que tenho a maior ADMIRAÇÃO por quem (bem) sabe ilustrar.
Que acho que os ilustradores, obviamente, também são AUTORES.
Que compreendo que os ilustradores se sintam muitas vezes injustiçados, maltratados, postos em 2.º plano.

Eu própria, aqui no atelier, defendo o seu trabalho com unhas e dentes.
E como deves calcular, às vezes, é bem preciso pôr os dentes de fora... "


Um Livro para Todos os Dias (ed. Planeta Tangerina).

Isabel Martins (texto) e Bernardo Carvalho (ilustração)


Há dias em que temos orgulho do nosso país. E outros que nos deixam muito envergonhados.
Para quem não a conhece , a Isabel é a pessoa por detrás dos (óptimos) textos do grupo que faz e habita o Planeta Tangerina. Uma equipa muito séria e bonita no trabalho da imagem e da escrita.
Obrigada Isabel!

2 Comments:

Blogger kikazinha said...

Fiquei bastante desapontada com este post.Quem faz um comentário assim não sabe o que é a realidade de um ilustrador infantil, nem sabe o amor que temos às palavras e nem sabe que se os textos não são correctamente revistos a culpa é das editoras, que muitas vezes quem os revê e corrige somos nós e que muitos ilustradores têm mesmo que ilustrar o que lhes dão pois não têm outra opção.

1:19 da manhã  
Blogger dora said...

Quis ler o texto da Isabel como "a favor de uma boa escrita" que é essencial para o ilustrador, e para um bom livro, e não um texto "contra os ilustradores".Por isso lhe chamei: pela qualidade do todo.

2:04 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home