quinta-feira, julho 07, 2005

Na prática não é bem assim...

A ilustração abaixo foi a produção do último Domingo.
Diz-se que a Ilustração não existe sem um texto, diz-se que a Ilustração está ao serviço do texto...diz-se,diz-se,diz-se.
Mas na prática não é assim.
Acontece-me várias vezes receber encomendas de revistas (como esta) a dizer: "podias fazer uma ilustração para o tema tal, o artigo ainda não foi escrito mas é mais ou menos isto,achas que consegues?"
Claro que consigo,primeiro porque não me importo nada e a liberdade é muito maior,segundo porque como os livros não nos sustentam temos que sustentar de alguma forma o vicío de os fazer!
na-prática...

Em relação ao post da Manuela,Ilustrar-Escrever,
a minha opinião é que em Portugal existe uma história de Ilustração mas não própriamente uma tradição
Principalmente no que diz respeito ao livro infantil.
Os livros infantis vivem das ilustrações, e aqui vai a definição que tenho para picture book: a type of book aimed at preschoolers to 8-years old that tells a story using a combination of text and artwork,or artwork only.
O que acontece é que durante anos e ainda agora o escritor sempre foi tratado como O AUTOR e nós eramos apenas aqueles que faziam os desenhos, neste momento com as mudanças que já houve e com o aumento do número de bons ilustradores profissionais sinto que por vezes os escritores têm receio de estar a perder terreno.
Quando começam a ver o seu texto perdido em páginas completamente ilustradas de uma ponta à outra ainda pior.
Mas esse problema resolvia-se com um bom design nos livros infantis em que se inserisse o texto nas ilustrações e vice-versa.E nesta terra a os livros têm, na sua maioria uma paginação conservadora e "quadrada".
Mas essa conversa fica para outro post!
Há de facto ilustradores que escrevem extremamente bem como o Alain Corbel e o Geraldo Valério.
Eunice quero ver isso! Força!
ilustrador-escritor

3 Comments:

Blogger Unknown said...

As ilustrações estão magníficas. Concordo com o escrito e sinceramente muitos livros valem mais pelas ilustrações que pelo texto...

11:08 da manhã  
Blogger Unknown said...

na prática da ilustração editorial o que contaste é o normal.Fazem o briefing ao telefone. De qualquer maneira ela existe a par do texto mesmo que nós não lhe tenhamos posto a vista em cima!

12:04 da tarde  
Blogger kikazinha said...

Existe sim, mas nem sempre!
As capas da Terra do Nunca são livres de texto,aí está uma excepção.
Deveria ter dito que a concepção de uma ilustração nem sempre é feita a partir de um texto...

3:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home