domingo, julho 17, 2005

TICUNA


TICUNA
O Livro das Árvores

"Este livro faz parte do projeto "A natureza segundo os Ticuna", inciado em 1987. As primeiras atividades desse projeto constaram do levantamento de dados e da elaboração de desenhos sobre a flora e a fauna regionais. Essas informações, pesquisadas e registradas pelos professores ticuna, deveriam compor materias didático-pedagógicos para apoias as aulas de ciência nas escolas das aldeias...

Este livro, portanto, apresenta a intensa e rica relacao dos Ticuna com as árvores que formam a floresta..."

Parte do texto de introdução do livro Ticuna - O livro das Árvores. Texto de Jussara Gruber.

Esse livro e muito, muito interessante. São desenhos de árvores feitos pelos índios Ticuna do estado do Amazonas no Brasil. O desenhos são lindos. Mas o livro não faz justiça ao trabalho dos índios. O design não é bom e de certa maneira sufoca os desenhos. A impressão também não é muito boa. Mas dito tudo isso, o livro vale a pena de ser apreaciado. Fiquei muito feliz de ver um projeto como esse acontecendo no Brasil, resgatando um pouco da cultura desse povo que tem sido tão oprimido e dizimado por 500 anos.

TICUNA
O Livro da Árvores
Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngues
ISBN 85-260-0616-9

Global Editora
Rua Pirapitingui, 111
Sao Paulo, SP - 01508020
Brasil
Tel 55-11-3277 7999
global@dialdata.com.br

4 Comments:

Blogger kikazinha said...

Ge,
Aháa,coisa linda,adorei este post,o conceito,o livro...Tens razão o design da capa é feiote,mas ao menos essa editora publicou um livro assim. Vou "antropofagizar" estas árvores lindas.Aguardai-me!Já sabes que tenho a mania das árvores....beijo

12:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

vou ver se o apanho na amazon brasil

11:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os textos de "O Livro das Árvores" são de autoria dos professores Ticunas, assim como todas as ilustrações. Jussara Gomes Gruber foi a organizadora do livro, escreveu a apresentação e é autora das fotos.
O livro foi publicado pela Organização Geral dos Professores Ticunas Bilíngües em 1997, e recebeu os prêmios de Melhor Projeto Editorial e Melhor Livro Informativo concedidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

4:08 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A Editora Global não tem autorização dos índios Ticuna para publicar "O Livro das Árvores".
Não comprem esse livro da Global.

4:11 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home