sábado, julho 30, 2005

Roger Mello

Roger Mello

Ilustrador e autor de livros infantis, Roger Mello nasceu em Brasília, em 20 de novembro de 1965, e vem se destacando como um dos nomes mais aclamados pela crítica e pelo público. Suas cores fortes e quentes preenchem traços carregados de dramaticidade e espírito lúdico, emprestando às obras de outros escritores um clima marcadamente brasileiro e festeiro. Esse também é tempero essencial de muitos de seus livros, escrevendo principalmente recontos de lendas e histórias do folclore, revelando nuanças da alma e dos feitos do povo.

Obras:

1990 - A flor do lado de lá

1993 - O gato Viriato

1995 - O próximo dinossauro

1996 - Viriato e o leão

1996 - Bumba meu boi bumbá

1996 - Maria Teresa

1997 - Cavalhadas de Pirenópolis

1997 - Griso, o unicórnio

1997 - A Pipa

1999 - Todo cuidado é pouco!

2001 - Meninos do mangue

2002 - Vizinho, vizinha

Artista plástico, Roger Mello é formado em Desenho Industrial e Programação Visual, pela UERJ. No inicío de sua carreira, trabalhou ao lado de Ziraldo, na Zappin, e também se dedicou ao desenho animado: cursos no SENAC, na UERJ e no grupo Animation, com a equipe do National Film Board, do Canadá. Na televisão, fez as vinhetas de encerramento da novela Vamp, para a TV Globo, além de diversas participações na TV Educativa do Rio de Janeiro, nos programas Canta Conto e Um salto para o futuro.

Em 2000, Maria Teresa foi destaque na estréia da série Livros Animados, do canal Futura, ao lado de Vitor e o jacaré de Mariana Massarani. A Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil, que apóia o projeto, foi a responsável pela seleção de 20 obras para a realização de 10 programas que transpõem histórias de autores brasileiros para a televisão, através da animação por computador, respeitando as ilustrações originais.

Sendo um dos artistas mais requisitados do Brasil, Roger Mello tem conquistado diversos prêmios por seus trabalhos como ilustrador, autor de livros de imagem e livros para criança, e também como dramaturgo. Em 2002, Meninos do Mangue foi o grande destaque nos concursos literários, recebendo, da Câmara Brasileira do Livro, dois Jabuti's (de Melhor Ilustração e de Melhor Livro Juvenil) e, da Fondation Espace Enfants (FEE), Suiça, o Grande Prêmio Internacional. Para o teatro, ele escreveu os textos de Uma história de boto-vermelho (1992), O país dos mastodontes, Curupira e Festa no céu.


Ilustrações abaixo:
Que Bicho Será Que Fez o Buraco
Ilustração: Roger Mello
Texto: Angelo Machado
Editora Nova Fronteira
www.novafronteira.com.br
tel: (21) 2131 1111
Rio de Janeiro - Brasil