quinta-feira, julho 28, 2005

O que é ilustração para crianças? ( a partir de Cecília Meireles )

il. de Darne Teixidor
Cecília Meireles nasceu no Brasil e foi a poeta que todos conhecemos. Também foi professora primária e criou a primeira biblioteca infantil. Talvez por isso ( mas não necessáriamente por isso ), na poesia que escreveu para crianças lê-se a inteireza que o destinatário/leitor criança lhe merecia. Não é por acaso que o livro Ou Isto Ou Aquilo, apesar de ter sido editado há muito tempo, parece ter sido feito hoje: é um clássico pela intemporalidade. E eu acho que o segredo está nesse saber olhar de frente ( e não de cima para baixo ) a criança.

Com ela, e propósito do que ela reflecte sobre Literatura Infantil em geral, aproximamo-nos da grande questão alquimica: ilustração para crianças, o que é?

" Costuma-se classificar como Literatura Infantil o que para as crianças se escreve. Seria mais acertado, talvez assim classificar o que elas lêem com utilidade e prazer. Não haveria, pois, uma Literatura Infantil à priori mas à posteriori. Mais da que Literatura Infantil existem livros para crianças." ( 1951 )

3 Comments:

Blogger André Letria said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

1:35 da tarde  
Blogger André Letria said...

Alguém respondeu uma vez à pergunta "como é escrever para crianças" (provavelmente, até foi a Cecília Meireles) o seguinte: "é como escrever para adultos, mas melhor."

1:48 da tarde  
Blogger Maria Eugenia said...

Ou Como respondeu Gorki:
" é como escrever para adultos, só que muito mais difícil."

8:20 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home