quinta-feira, julho 21, 2005

Memórias de Praga-Honza Wolf

No ano em que vivi em Praga, para onde fui estudar logo a seguir a ter acabado a faculdade descobri este ilustrador. Honza Wolf.
honza1
Como por aqui nada se passava em termos de cursos de Ilustração decidi por iniciativa própria ir para a Escola de Artes Aplicadas de Praga (conhecida por UMPRUM) onde tinham estudado ilustradores que admirava muito na altura como a Manuela Bacelar e a Kvieta Pacóvská.(Não consigo fazer os acentos todos mas lê-se Kevietá Patsovská).

As coisas de Honza Wolf estavam em todo o lado, nas livrarias, bares, restaurantes.
E eu comprava quase tudo, postais, miniposters e colava na parede do meu quarto.
honza3
Ainda guardo este calendário oferecido no Natal pelo meu grande amigo Julien Vérnier, parisiense da minha idade, com um talento enorme para Artes Plásticas e que se alimentava de café e Gauloises sem filtro e dizia que a mãe tinha namorado com Manara (até hoje não sei se era verdade) , grande companheiro de tertúlias com quem bati Praga “from dusk till dawn”.
honza2

honza5

Tenho um certo carinho por esta ilustração porque pela assinatura dá para saberque foi feita no VELRYBA (baleia). O Velryba era um restaurante-bar onde ia com os meus amigos quase todos os dias. Havia ainda o Roxy, o Radost FX, as noites dos anos 80 do Lucerna, o U Sudu, os bares de Jazz e o bar do museu de Artes decorativas ao lado da escola que era dos poucos que tinham café expresso.Depois soube que o Velryba tinha fechado há uns anos.
honza4

Das estranhas memórias que guardo da cidade são as de atravessarmos as pontes de madrugada, principalmente quando havia neve, porque a cidade parecia e fazia o
eco de um cenário; das ratazanas a “pastar”as 4 da manhã em frente as quiosques NON-STOP da paragem de eléctrico em frente ao Tesco na Naródní Trída e dos bares das escolas venderem vodka, Slivovice e cigarros a avulso e de ser normal toda a gente andar a beber shots logo de manhã.
honza6
Ilustrações de Honza Wolf (c)

6 Comments:

Blogger Unknown said...

Bem pareçe ter sido uma experiência fantástica. As ilustrações são muito intensas.

10:20 da manhã  
Blogger Mariana Rio said...

Bem Carla...obrigada por partilhares uma experiência tua com os participantes do blog! As ilustrações são muito fortes.
E concordo com a Alice, realmente não vale a pena sequer dar importância a esse tipo de comentários, o melhor é ignorar (como temos feito).
O BLOG É OPTIMO!

1:35 da tarde  
Blogger kikazinha said...

Ei minha gente,eu não me piquei,só disse que dispensava a visita...Já que é Blogosfera também posso expressar a minha opinião...

3:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabens a todos pelo fantastico blog.
E especialmente a ti carla, por teres sido uma das mentoras da iniciativa. Ainda nao tinha tido oportunidade de me passear pelo blog, mas finalmente ca estou, e realmente vale a pena.
So tenho pena que neste pais nao deem o devido valor ao que vossas na vossa area fazem, assim como em tantas outras e que nao percebam de uma vez por todas que a riqueza e o capital de um pais esta naqueles que la residem e produzem coisas fantasticas, mas quem sabe se iniciativas como a vossa, chamem a atençao de quem tem o poder de decisao neste pais.
Força, pois eu pelo menos acredito que de passo em passo, a diferença vai se fazendo notar. Parabens.
Paula Horta

7:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

...tou contigo ó Carla és grande pá, aqui ninguém me liga a não seres tu...fiquei muito triste pá com esta malta toda...não fosse pla Carla nunca mais cá metia os pés...


nastymotherfuker

12:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

...rebenta.

11:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home