Os meus convidados
E ainda bem porque o meu não seria tão "fantásticamente" completo :)
Assim deixo só isto.
Às vezes gosto de desenhar directamente com o pincel só para ver quem aparece a dizer "Olá!"
os gemeos(c)
Ia colocar o resto dos posts sobre a Fashion Illustration mas no outro dia enquanto estava à conversa na BdMania mostraram-me o trabalho fantástico destes dois artistas conhecidos como OS GÉMEOS.
O trabalho dos grafittis é algo único e fabuloso.Mas tambem fazem instalações,Escultura e Pintura.
os gemeos (c)
In 1993, Os Gemeos met Barry McGee, who was in
In www.deitch.com
C O N V I T E
A Bedeteca de Lisboa aderiu à iniciativa promovida pela Casa da Animação, "Festa mundial da animação" a decorrer nos dias 28 e 29 de Outubro, Sexta-Feira e Sábado. Serão projectados no auditório da Bedeteca em sessões contínuas, os filmes seleccionados do prémio "Cartoon d'Or" de 2004 e 2005.
O "Cartoon d’Or" é o único prémio europeu unicamente destinado a filmes de animação europeus. Trata-se de uma ideia original em que os 5 nomeados são seleccionados de entre o palmarés dos seis mais importantes festivais de animação europeus: Holland Animation Film Festival de Utrecht (Holanda), Cinanima (Portugal), I Castelli Animati (Itália), Anima - Bruxelas (Bélgica), Animated Encounters – Bristol Animation Film Festival (Reino Unido) e Festival International du Film d’Animation d’Annecy (França). Dos cinco nomeados que concorrem ao "Cartoon d’Or" apenas um é galardoado com o prémio, financiado pelo programa MEDIA da União Europeia, que compreende, para além do troféu, um montante em dinheiro que deverá destinar-se aos futuros projectos do autor.
Programa:
dia 28, sessões às 10h30, 14h30, 18h30;
dia 29, sessões às 16h e 18h30.
Filmes do Cartoon d’Or 2004
Concert for a carrot pie (Estónia, 2002) de Heiki Ernits e Janno Pöldma;
Fast Film (Vencedor do Cartoon d’Or 04; Áustria / Luxemburgo, 2003) de Virgil Widrich;
La révolution des crabes (França, 2004) de Arthur De Pins;
L'inventaire fantôme (França, 2004) de Franck Dion;
Through my thick glasses (Noruega, 2004) de Pjotr Sapegin;
Filmes do Cartoon d’Or 200
City Paradise (2004, Reino Unido) de Gäelle Denis;
Falling (Alemanha, 2004) de Peter Kaboth;
Flatlife (Bélgica, 2004) de Jonas Geirnaert;
Jo Jo in the stars (Vencedor do Cartoon d’Or 05; Reino Unido, 2003) de Marc Craste;
Little Things (Reino Unido, 2004) de Daniel Greaves.
Duração das sessões: cerca de 1h40m (consultar anexo para sinopses e fichas técnicas).
ENTRADA LIVRE
nota pessoal:"Through my thick glasses" é um filme lindo e o Jojo in The Stars é um dos meus filmes preferidos de animação.
"Once too expensive and labor-intensive for anyone but Hollywood studios to produce, the animated feature is entering a new era. Independent filmmakers, with an assist from cheaper, more powerful digital tools, have begun using animation to tell their big-screen stories.
Robert Rodriguez's Sin City and Richard Linklater's animated Waking Life and the upcoming A Scanner Darkly were all built outside of Hollywood using prosumer technologies and inventive, handmade software.
And now with MirrorMask, two legends of the comics scene -- illustrator Dave McKean and writer Neil Gaiman (creators of Sandman) -- have constructed a blend of live action and animation. MirrorMask tells the story of a girl coming of age and coming to terms with an ailing mother, and it unfolds against McKean's baroque, spectacular dreamscapes. This DIY film was made using over-the-counter software, and though it looks handmade, it is as visually extravagant as most studio animation."
Jason Silverman
Foi assim: um dragão na banheira Uma onda entrou pela porta do museu e trouxe-nos um dragão marinho. Terá que viver agora numa banheira. Será amigo de um outro dragão pintado, de uma colecção. De binóculos vamos todos espreitar esta grande confusão!
Próxima História em Andamento: Domingo, 6 Novembro.
Para daqui a um mês, já escolhemos uma outra história.
Chama-se A Árvore Maravilhosa - L’Arbre Merveilleux de Anne Herbauts .
Um dia um jardineiro esquecido deixou cair uma semente; no chão do museu cresceu uma árvore maravilhosa. Dos seus ramos pendiam 5 objectos mágicos. Cada um conta uma história secreta que é preciso guardar na caixa de uma menina-pintora.
Requer marcação prévia para o número 217823477
A Fashion Illustration é uma outra vertente para a ilustração da qual gosto bastante mas creio não estar muito divulgada em Portugal.
Descobria-a há cerca de cinco anos nas páginas da revistas VOGUE americana e britânica onde também encontrei este catálogo num artigo que falava sobre a exposição que estava a realizar-se na altura em Londres com o mesmo título: FASHION ILLUSTRATION NOW.
O catálogo da autoria de Laird Borrelli ( historiadora de moda e Senior Fashion Editor da Style.com em Nova Iorque que tem comissariado várias exposições e projectos internacionais ligados a este género incluindo esta), apresenta trabalhos de cerca de 30 “top international illustrators” de 16 países organizados em 3 estilos diferentes.
SENSUALISTS, GAMINES & SOPHISTICATES E TECHNOCRATES.
Como há muita coisa para mostrar vou dividi-los em três posts diferentes, mas entretanto, para quem pensa que a Fashion Illustration não é mais que JASON BROOKS ou JORDI LABANDA e as imitações dos seus estilos que aparecem por aí, deixo aqui alguns exemplos de coisas bastante diferentes.
Jason Brooks, German Elle, 1998
François Berthoud,Vogue Itália,1998
Michael Economy, Paper dolls for Anna Sui jeans, 1997
Piet Paris, Gasunie,1998
Thierry Perez, artist's collection,1999
Fashion Illustration Now
Laird Borreli
Thames & Hudson, London 2000
ISBN- 0-500-28234-X
Existe um outro catálogo mais recente, de 2004 , intitulado
FASHION ILLUSTRATION NEXT
ISBN- 0-8118-4573-7