quarta-feira, outubro 26, 2005

Finalmente A Beatrice Alemagna


Finalmente um livro com as ilustrações da Beatrice Alemagna (uma das minhas ilustradoras preferidas do momento) publicado em português!

A Dom Quixote publicou agora um conto escrito por Aldous Huxley em 1944, associando-se a uma edição da prestigiada editora francesa Galimard com ilustrações de Beatrice Alemagna.
A escritora LUÍSA COSTA GOMES foi a tradutora desta edição.

" Trata-se da única história para crianças escrita por Aldous Huxley, o célebre autor de Admirável Mundo Novo. Ilustrado com força e modernidade por Beatrice Alemagne, este conto tem todo o sabor de um clássico. Temperado com uma pitada de humor mordaz, agradará tanto aos filhos, como aos pais!"

Na minha opinião o livro está com muito boa qualidade, bonito, bom papel, vale a pena dar uma olhada para quem gostar especialmente das ilustrações ou para quem já conhece o trabalho da Beatrice.

Como curiosidade contou-me ontem a menina da livraria Bulhosa ao pé de minha casa que, de facto esse conto já foi publicado na editora Livros do Horizonte (se não me engano) sob um outro título (os corvos da pereira florida ou coisas assim...) com um ilustrador dos anos 60.
Ainda não o vi, mas vou ver; a menina disse ainda que a ilustração era do mesmo género.
Não é de estranhar as ilustrações da Beatrice Alemagna para mim são muito anos 60,70 e daí a terem algo de especial.Deixo abaixo mais dados para o livro.


"Um casal de corvos está triste e preocupado porque os seus ovos são todos os dias comidos por uma cobra. Com a ajuda de um mocho inteligente e pragmático conseguem enganar e castigar a cobra, que nunca mais os incomodará. "
Preço: 12,50
ISBN: 972-20-2951-7
Formato: 32pp + cartonado

Aldous Huxley (1894-1963) é um famoso romancista, ensaísta e crítico inglês. Possui uma vasta obra: para além de romances, escreveu também livros de viagens, contos, poesia e ensaios sobre filosofia, arte, sociologia e religião. O seu romance mais famoso é O Admirável Mundo Novo.

Beatrice Alemagna (1973) é italiana. Depois de terminar os seus estudos em Artes Gráficas e Fotografia, ganhou o Primeiro Prémio de um concurso de ilustração intitulado “Figuras do Futuro”, em 1996. Trabalha para o Museu Nacional de Arte Moderna Georges Pompidou, em Paris, desde 1998. Ilustrou cerca de 10 livros, entre os quais alguns de autores famosos, como Roald Dahl, Appollinaire e Queneau. O seu trabalho de ilustração, que já ganhou vários prémios, encontram-se à venda em diversos países.

E um post ao "Gisèle de Verre" amiga Dora? :-)