sexta-feira, setembro 23, 2005

Os recortes de papel de H. C. Andersen

Este foi o ano para comemorar o bicentenário do nascimento de H.C. Andersen.
Antes que o ano acabe…aqui fica o catálogo de uma exposição que, entre muitas, passou um bocado ao lado, pelo menos a mim e tenho muita pena.
Creio que não foi muito divulgada. No entanto consegui o catálogo, oferecido por uma amiga minha que o arranjou na embaixada da Dinamarca.
Deixo algumas imagens (tenho pena mas não dá para por todas) , que vale mesmo a pena ver, e o texto do catálogo.

andersen-1

“Os recortes de papel de Hans Christian Andersen

Hans Christian Andersen foi um homem de grande capacidade criativa. O seu olhar observador é penetrante e a sua fantasia tão extensiva que se apoderou dele.
A sua vida vibrava continuadamente. Sentimo-lo no estilo vivo e inconvencional dos seus contos e demais actividades artísticas.

Escritor e poeta, narrador para um público restrito ou extenso, cantava, desenhava, fazia colagens e recortes de papel – uns simples, outros complexos - todos feitos com a sua grande tesoura e todos destinados a ofertas.

andersen2

andersen3

Os recortes de papel de H. C. Andersen conduzem o nosso pensar para um mundo que nos faz lembrar os seus contos. São imagens do seu universo realista, iluminado pelo seu universo poético ou fantástico e, também, imagens da dança da vida e da solidão do seu coração – o sol, a lua, as plantas, os animais, figuras humanas que lutam e dançam com o coração na mão, máscaras do bom e do mau (que ás vezes são propositadamente primitivas), lugares e figuras poéticos ou fantásticos, sempre relacionados com a condição humana da vida e da morte.
Todos são símbolos andersenianos, e todos tão simples…

andersen4

andersen5

Nesta mostra de recortes de papel de H.C. Andersen – que sofreram os reveses de uma centena e meia de anos – foram todos redesenhados, restaurados e são agora apresentados de uma forma simples, porque o mais importante é a própria imagem e a sua divulgação, pois a sua obra pertence-nos a todos – creio que tenho a aprovação de Hans Christian Andersen.

Niels Fischer “

3 Comments:

Blogger ana ventura said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

11:27 da manhã  
Blogger ana ventura said...

Esta exposição é itinerante por Portugal.
Neste momento está em Coimbra:

COIMBRA - Museu Municipal - Galeria de Exposições Temporárias, Edifício Chiado de 15 Setembro a 30 Outubro, Inauguração 18h00 (Quinta-feira). Apresentação idêntica.

e estará em Lisboa:

LISBOA - Biblioteca Nacional de 15 Janeiro até ao final de Abril 2006.

11:28 da manhã  
Blogger kikazinha said...

Ana! que bom,não sabia ...muito obrigada!

6:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home