quarta-feira, novembro 30, 2005

ZURZIR O GIGANTE

Já recebi várias versões deste convite, mas a do André Ruivo foi a eleita porque trazia uma imagem ;-)

image001-1

Zurzir o Gigante

A exposição e venda de originais de Ilustração e outras artes gráficas, a ter lugar nos dias 1, 2 e 3 de Dezembro de 2005, no Espaço Interpress, foi organizada por um grupo informal de artistas gráficos com o objectivo de proporcionar a compra de originais de ilustração, desenho, gravura e serigrafia, assim como de edições independentes, ao mesmo tempo que se cria um espaço agradável de convívio e troca de experiências artísticas durante 3 dias.


Esta iniciativa insere-se numa lógica que pretende a proximidade entre o público e os artistas, e a possibilidade da aquisição de obras de arte a preços acessíveis, desafiando assim a filosofia das galerias de arte, através da realização de eventos organizados e promovidos pelos próprios artistas, sem intermediários. A experiência filia-se em outras já ensaiadas e plenamente conseguidas, como A Arte dos Trezentos (2001), as Fantasias de Natal (2003) e as mostras de ilustração que decorreram paralelamente às diferentes edições da Feira Laica, organizadas de forma independente.


Na exposição estarão patentes trabalhos de cerca de 30 artistas gráficos, entre os quais o pintor Artur Varela e os ilustradores Pedro Zamith, André Lemos, Joana Figueiredo e André Ruivo, assim como jovens artistas que, em alguns casos, se vêm expostos pela primeira vez, tais como Mina Anguelova e Lucas Barbosa. Paralelamente à exposição decorrerão outras actividades, nomeadamente espectáculos musicais, venda de publicações independentes e fanzines e a exibição de filmes.

Horário da exposição:

Quinta 1 das 19hàs 02h - Sexta 2 e Sábado 3: das 13h às 02h.

ESPAÇO INTERPRESS

[Rua Luz Soriano, 67, Bairro Alto, Lisboa]

Mais informações em www.ha-caracois.com/zurzir.html

Artistas participantes:

Alexandra Dias Ferreira / Ana Menezes / André Lemos / André Ruivo /
Artur Varela / Bàrbara Rof / Bruno Borges / Cátia Serrão / Christina
Casnellie / Daniel Lima / Edgar Raposo / Esgar Acelerado /Guida
Casella / Joana Figueiredo / Joanna Latka / João Maio Pinto / José
Feitor / Júlio Dolbeth / Miguel Freitas / Lucas Barbosa / Luís
Henriques / Mina Anguelova / Norberto Lobo / Nuno Saraiva / Patrícia
Caldeira / Paula Prates / Pedro Zamith / Rosa Baptista / Teresa Paula
/ Tronk
filmes de: Artur Varela - Patrícia Guerreiro


segunda-feira, novembro 28, 2005

clones sósias e cópias

c.salgado
Isto não é André Carrilho, mas parece. Ao longe engana, mas para quem conhece o trabalho do Carrilho percebe que é uma 'citação' ao seu trabalho. Se folhearmos os catálogos de Ilustração Portuguesa, verificamos uma colagem nítida do trabalho de Cristiano Salgado ao estilo de André Carrilho. Estas colagens no início de carreira são naturais e comuns. Um jovem ilustrador assimila e cita um ilustrador que admira. Tudo bem, faz parte da aprendizagem. Mas o caso do Cristiano Salgado começa a aborrecer, nunca mais descola do ilustrador que admira, demora a afirmar-se sem a citação e nunca mais cria um espaço gráfico e visual próprio. Portanto, não deve ser talentoso o suficiente para o conseguir e segue o caminho mais fácil e nada meritório, o da cópia.

Esta é para as meninas...

Beija o sapo (é só escolher um :) )

beija-o-sapo-blog
carlapott(c)

sexta-feira, novembro 25, 2005

ARTE LISBOA

A ARTE LISBOA, feira de Arte Contemporânea inaugurou ontem na FIL.


artelisboa

Será de 24 a 28 de Novembro (domingo) e podem obter mais informações na net
pois este ano tem um site.

www.fil-artelisboa.com


O Pedro Zamith e eu, enquanto pintores, estamos representados pela

Galeria PEDRO SERRENHO,( stand A 20)

www.galeriapedroserrenho.com

quarta-feira, novembro 23, 2005

Madrid, bute!

image
Inaugurou ontem a exposição dos linóleos da argentina Mariana Chiesa que ilustram um dos belos livros da editora Media Vaca, depoimentos de crianças trabalhadoras recolhidos pela socióloga Sandra Arenal. Em Madrid a 5 horas de carro de Lisboa. Não se paga portagens nas 'auto-vias' e fica mais barato do que ir ao Porto.

Até 7 de Dezembro
Espacio Sins entido
Válgame Dios, 6
28004 Madrid

Rustboy

Um filme de Bryan Taylor
rustboy

www.rustboy.com


rustboy2
rustgirl
Written,designed and produced by Brian Taylor (C)

terça-feira, novembro 22, 2005

PORTUGALANDIA uma vez mais

Pois é, pois é...soube hoje.


O Prémio Hans Christian Andersen, apresentado em cada 2 anos pelo IBBY (International Board on Books for Young People) com a função de premiar um autor e um ilustrador, vivos na altura da nomeação, sendo o mais alto prémio de reconhecimento internacional concedido a um escritor e a um ilustrador de livro infantil e que é também muitas vezes chamado de “Little Nobel Prize” já tem os nomeados para cada país.

"The Hans Christian Andersen Awards are presented every two years by IBBY (International Board on Books for Young People) to an author and an illustrator whose complete works have made an important and lasting contribution to children's literature. IBBY National Sections from 28 countries have made their selections, submitting the following 26 authors and 25 illustrators as candidates for the 2006 Awards."

Os portugueses são Matilde Rosa Araújo e o ilustrador Alain Corbel.

Descobri isso hoje.

Não no site do IBBY Português ainda parado no ano de 2002 como um verdadeiro momento KODAK para mais tarde recordar e com os 3 livros que lá andam desde então,parecendo que a produção de livro infantil em Portugal parou nessa data.
E que ainda tem lá escrito coisas como esta:

“As nomeações para a «IBBY Honour List» (Lista de Honra do IBBY).
[Obras nomeadas para a lista do ano 2000: Versos com Reversos, Editorial Caminho, 1999 (pelo texto de João Pedro Messeder) e O Rebanho Perdeu as Asas, Ambar, 1999 (pelas ilustrações de José Saraiva para um texto de António Mota)]”

http://www.applij.pt

A maravilha da informação actualizada…


Mas sabe-se porque está na lista dos nomeados para o Andersen 2006 no site do IBBY international.

www.ibby.org

Por que é que somos sempre os últimos a saber?


Resta-me dar os parabéns aos dois autores, especialmente ao Alain, e uma vez que estamos bem representados vamos esperar até Março de 2006 pelos resultados anunciados durante a Feira de Bolonha.

Mas é melhor estarmos atentos não vá a informação passar-nos ao lado....

“The International Hans Christian Andersen Award Jury, under the chairmanship of Jeffrey Garrett (USA) and with members from Finland, France, Iran, Italy, New Zealand, Russia, Slovenia, South Africa, the USA and Venezuela, will meet in March 2006 to select from among these nominations the winners of the 2006 Andersen Awards. The results will be made public at the Bologna Children's Book Fair, Monday, 27 March 2006 and the Awards will be presented to the winners at the 30th IBBY Congress in Beijing, China, 20 September 2006.”

maq-infernal-alain
Alain Corbel (c)
in "A máquina infernal" direitos reservados Editorial Caminho

E para quem estiver interessado "A Máquina Infernal" publicado na Caminho, com texto e ilustrações do Alain já foi publicado há cerca de um mês.
Vale a pena dar uma olhada.

segunda-feira, novembro 21, 2005

Cup-of-coffee-with-one-sock

cup-of-coffee-in-one-sock-blog
carla pott(C)

sexta-feira, novembro 18, 2005

MUSTASHRIK

Night-moustashrik
mustashrik (c)


Nas minhas viagens semanais aos blogs que participam na Illustration Friday o de Mustashrik Mahbub é dos que visito sempre.

Porque este rapaz só tem 20 anos e já tem um trabalho muito bom dentro do género.

Neste blog todas as ilustrações são sempre acompanhadas por uma história da sua autoria e vale a pena ir até lá de vez em quando só para dar uma olhada aos trabalhos que vão aparecendo.

Quando encontro alguém tão jovem com este talento pergunto-me sempre onde estará na “curva da aprendizagem" daqui a uns dez anos.
Pedi-lhe que me escrevesse um pequeno texto sobre ele e sobre as suas influências para colocar neste post e aqui fica o que me contou.

A panel from Saaki and Althea alternative
mustashrik(c)

”I am a 20 year old graphic design student who is in love with the world and craft of visual storytelling, be it illustration, animation or film and photography.

Since young,

I've always had some form of drawing or mark making material in my hand, and I guess I've gone all the way through with it over the last few years.

Most if not all of my work, stories and characterizations are heavily influenced by the social interactions of people around me and the appearances of the characters owe a stylistic debt to my friends and close ones.

Every storyteller and image maker borrows from things around them.

My main influences in terms of art and illustration are Jean Giraud, Yoshiyuki Sadamoto, Leonardo DaVinci and animator Hayao Miyazaki, and of course I can’t live without the wonderful tales of Walt Disney and the Disney classics.

In terms of writing and storytelling, I try to translate and turn into metaphor a lot of what I see and know into a great Greek mythic epic or tragedy on a Shakespearian level. Something with heart and gusto.”

On Hold
Dreaming Together
mustashrik(c)

http://mustashrik.blogspot.com/

As minhas 54 canetas de feltro

Ando a experimentar fazer ilustrações a canetas de feltro, mas confesso que, embora seja um material muito divertido de explorar, por vezes é também extremamente difícil de controlar.
Talvez porque ao longo dos anos tenha perdido a despreocupação total que tinha aos 6,7, ou 8 anos para gerir uma caixa com 54 canetas...

Não sei como é que as crianças se safam e fazem coisas tão bonitas...

bruxablog

quinta-feira, novembro 17, 2005

Rosa + Hilda + Ana = Natal ilustrado

As 3 prendadas meninas inauguraram o Natal. Seis postais de cada uma delas prontinhos para enviar aos amigos com desejos de felicidades. São tão bonitos que cumprem aquilo que este tempo inspira: partilhar, são postais-presente.
Os postais podem ser encontrados na loja Rosa Pomar. Hilda Portela. Ana Ventura, no centro comercial Picoas Plaza, em Lisboa e em algumas outras lojas . Podem também ser encomendados nesta página (Rosa), nesta página (Ana) e nesta página (Hilda), por email (os envios são feitos à cobrança).

6 postais + 6 envelopes = 14€ (com portes de envio incluído).

12 postais + 12 envelopes = 25€ (com portes de envio incluído).

quarta-feira, novembro 16, 2005

E porque há livros maravilhosos...

...que moram em caixas.

Aproveitando o post da Dora sobre livros que moram em caixinhas e a falta de imaginação em relação ao que se vai publicando, (que também anda de mão dada com o "Ai, ai, não vamos fazer isto que sai caro e somos um país pobre, ai, ai...")
tenho este livro que me ofereceram há uns anos e do qual gosto mesmo muito:
"La petite boîte de Cendrillon" ilustrado por Sara Fanelli da editora Seuil Jeunesse.
ISBN 2-02-028775-7

caixasara

É esta pequena caixa de 11 x 16 cm (mais ou menos)
E lá dentro vem um pequeno livro com a história da Cinderela
postaissara

Três conjuntos de postais e uns pequenos autocolantes que funcionam como selos
sara

Mas o mais bonito é que cada conjunto de 6 postais é um puzzle que forma uma ilustração como esta que tem a legenda: Cendrillon au bal (Cinderela no baile).
puzzle copy

Uma pequena caixinha com soluções tão simples mas que tem muitas coisas para descobrir...

Somos pobres sim(ai ai ui ui) mas não somos pobres de espírito e gostamos de coisas bonitas.

sábado, novembro 12, 2005

Porque todas as histórias maravilhosas moram em caixas-livros






Estes mini-livros são muito antigos. Vieram do Brasil e foi a Fátima que mos mostrou numa das acções de formação do IPLB Quando uma carica é uma princesa, na Biblioteca de Oliveira do Bairro. Esta caixa maravilhosa pertence ao irmão - ela pediu-me para não me esquecer de dizê-lo. Guarda 12 livros que me fazem lembrar a colecção formiguinha com que cresci ( e a maioria das pessoas da minha geração ).
Mas aqui, para além do tamanho que nos faz ter mesmo de sair do real , o fantástico é o trabalho de design de quem concebeu esta caixa: portas, entradas, limiares sucessivos a transpor... uma casa ou um roupeiro-mágico... objecto-metáfora, porque é assim mesmo entrar no mundo dos contos.
Que fique a inspiração ( porque faz falta ).
fotos de Filipe Reis

quarta-feira, novembro 09, 2005

It is the saddest comic strip ever.













" Calvin and Hobbes was a much-loved comic strip where Calvin (the kid) imagined that his toy tiger (Hobbes) was his best friend, and talked to him (although it is open to different interpretations). Then they would go on adventures, and discuss life, and that.
It finished about ten years ago, with a happy ending. Both the characters remarked on how the world was full of possibilities, and sledged off into the snow.
This is a doctored strip that was distributed around the Internet as though it was the genuine last episode (although this was not its author's intention).
In it, Calvin appears to have been prescribed Attention Deficit Disorder drugs ( a contentious point in America, where many unruly or hyperactive children seem to be prescribed them as a matter of course. The commonly-perceived effect of ADD drugs is that they leech a child of any character or enthusiasm about the world).
Then, at the end, as Calvin has stopped imagining, Hobbes in effect dies, and becomes just a stuffed toy again.
Many people have read a broader meaning into it beyond that of it being purely a comment on ADD drugs: that the loss of our imaginations and belief in the endless possibilities of the world is an inevitable part of crossing from childhood into adulthood."

terça-feira, novembro 08, 2005

Ilustrarte 2005

Às voltas perdidos, como de costume, no Barreiro. Desta vez foi hilariante até fomos parar ao parque do Feira Nova... nem uma indicação , nem uma, a dizer Auditório Augusto Cabrita.
A selecção da bienal deste ano foi muito apurada e distanciou-se da edição anterior, onde predominava a densidade matérica dos acrílicos. A actual, parece-me mais ecléctica, mais experimental e bastante gráfica e aposta claramente na ilustração não comercial , menos editada e menos visível.
Estas são as minhas escolhas.
ilus 4
Isabelle Vandenable
xilogravura
ilus 3
Manuel Hidalgo
digital
ilus 2
Natalie Pudalov
técnica mista
ilus 1
Bàrbara Rof
acrílico
A Bàrbara que vem na listagem dos portugueses seleccionados, é catalã. Foi minha aluna no Ar.co e veio parar a Lisboa por causa do namorado e do catálogo de Ilustração Portuguesa.
Outros trabalhos impressionantes são o da Joanna Concejo e da Malgorzata Gurowska. Mas o melhor é irem lá ver. Boa sorte para o caminho!

"Caro Andersen" na SPA

Olá,

O André Letria enviou-me isto.
A exposição do Andersen de que falei num post
há uns tempos vai estar
agora na Sociedade Portuguesa de Autores.
Rua Gonçalves Crespo,62
tel.21 359 44 00

soldado-de-chumboblog

carla pott(C)

ILUSTRADORES HOMENAGEIAM

ANDERSEN NA SPA

De 8 de Novembro e até ao fim do mês
estará patente na SPA a exposição

"Caro
Andersen"


Integrada nas comemorações do segundo centenário do nascimento de Hans
Christian Andersen (nasceu a 2 de Abril de 1805), a exposição inclui os
trabalhos de 15 dos mais importantes ilustradores portugueses ou
radicados em Portugal, os quais ilustraram outros
tantos contos daquele escritor
dinamarquês, nome incontornável da literatura infantil.

A mostra integra trabalhos dos seguintes artistas:

Alain Corbel, Carla Pott,
Cristina Sampaio, Danuta Wojciechowska, Teresa Lima, Marta Torrão, João
Fazenda, José Manuel Saraiva, Gonçalo Pena, Alice Geirinhas, Alex
Gozblau,
Bela Silva, Gémeo Luís, Júlio Vanzeler e Marta Torrão.
A exposição "Caro Andersen" foi comissariada
pelo ilustrador
André Letria.
Apresentada pela primeira vez numa iniciativa
da Câmara de Oeiras, a mostra irá ser
vista
noutros pontos do País.

Quanto a mim...até daqui a uns dias!

segunda-feira, novembro 07, 2005

Lourdes Castro + Anne Herbauts


















"Um dia um jardineiro esquecido deixou cair uma semente; no chão do museu cresceu uma árvore maravilhosa. Dos seus ramos pendiam 5 objectos mágicos. Cada um conta uma história secreta que é preciso guardar na caixa de uma menina-pintora. "
A menina pintora chama-se Lourdes Castro e, ao longo dos anos, foi colhendo os objectos maduros nascidos da Árvore Maravilhosa criada por Anne Herbauts, regada todos os dias com uma gota de uma água especial trazida por um diabrete que vivia no fumo do café da cafeteira encarnada. As caixas recheadas destes objectos estão num museu, no CAM da Gulbenkian, para que assim todos possam adivinhar os segredos que eles guardam.
Fomos vê-las, agarrados ao fio vermelho para não nos perdermos, desenrolando o fio da história.
É que este foi mais um Domingo - o 1º de cada mês - em que no CAM aconteceram as Histórias em Andamento.
( o post de 6 de Outubro tem mais informações sobre esta actividade do serviço educativo do CAM )

quarta-feira, novembro 02, 2005

Originais à venda

Olá,

Vou vender alguns dos meus originais publicados em revistas nos últimos anos.
Podem ver mais Aqui
(o blog onde irei colocando as imagens dos ditos)

capuchinho-vermelho
gatinho-em-casa-blog

Mais informações escreva para

rustgirl(at)gmail.com