terça-feira, julho 19, 2005

COLECTIVA AO 8ITAVO MÊS

Como nem só da Ilustração vive o homem e assim como a Alice há ilustradores a investir em carreiras paralelas, o Pedro Zamith e eu, enquanto pintores! vamos fazer uma exposição colectiva de Pintura juntamente com a escultora Araci Tanan.
Fica aqui o convite e o texto da exposição.
Araci Tanan
Araci Tanan

Inaugura na próximo Sábado, dia 23 de Julho de 2005 às 15 horas na Galeria Pedro Serrenho – Arte Contemporânea,
sito R.ª dos Navegantes 43 A – Lisboa (ao lado da Basílica da Estrela)
a Exposição colectiva de Pintura e Escultura “Colectiva ao 8itavo mês” dos artistas: Araci Tanan, Carla Pott e Pedro Zamith.
Esta mostra estará patente até ao dia 10 de Setembro de 2005, de Terça a Sábado das 11 às 19 horas.

Pedro Zamith-Insolito
Zamith-Insólito

“No início do discurso da modernidade pictórica desenvolveram-se, basicamente, duas linhas de pesquisa. Uma mais sensorial vinculada com o postulado do “olho inocente ou infantil”, em que o poder da pintura (ou das artes plásticas) radicava na capacidade de perceber as manchas, as formas e as cores enquanto tal, sem consciência do que eventualmente pudessem significar – é o que John Ruskin propunha nos seus textos de arte –. A outra, pelo contrário, sugeria uma participação da capacidade mental, que classifica, organiza e produz em consequência, um sistema especifico do plástico – os escritos de Maurice Denis dão conta dessa procura –. A contradição evidente dessas duas linhas de pesquisa diluía-se ou reconciliava-se numa mesma vontade: a de configurar uma linguagem plástica, própria e independente, que tentava cortar o vínculo com os temas, com as palavras, com os relatos, sejam estes, sagrados ou literários.

Carla Pott- For those who are happy
Pott-For those who are happy

Os trabalhos de Carla Pott, Araci Tanan e Pedro Zamith lembram essa vontade de autonomia perseguida pelos artistas. Deste modo, a aproximação evidente ao universo da ilustração nos seus trabalhos não é simples nem inocente. Os três jogam com as referências textuais sem por isso descuidar, neste assumido exercício ilustrativo, aquela procura de independência do propriamente plástico. (…)” texto de Augusto Carvacho

Eu vou expor uma "mini retrospectiva" com quadros datados de 2001, como o da imagem acima, até mais recentes de 2005.
Não tenho imagens dos quadros novos mas para terem uma idéia já passei por esta fase...

o-meu-coelhinho-e-eu
Pott-O meu coelhinho e eu

E agora ando mais ou menos nesta...

50x50cm

Estes dois não estarão expostos pois já não os tenho ,mas é só para terem uma ideia.
Amigos,bloggers,visitantes....Estão todos convidados!
Carla Pott

6 Comments:

Blogger Unknown said...

Gostei imenso, tanto da fase anterior com da mais recente, parabéns!

12:11 da tarde  
Blogger Benjamim said...

tenho seguido com muito gosto este blog ,que belas ilustrações.
Parabéns

4:29 da tarde  
Blogger kikazinha said...

Olá Benjamim,Obrigada por gostares do escreverparaoboneco.
Se falavas das ilustrações que por aqui passeam nós agradecemos o "belas" :-), mas se falas deste post,neste caso não é Ilustração mas Pintura e eu faço questão de frisar a separação de ambas as coisas porque pelo menos para mim são dois processos de "fazer" completamente diferentes...beijinhos e obrigada!

8:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

...gosto tanto...gosto tanto tanto....gosto tanto tanto tanto...gosto tanto tanto tanto tanto...gosto tanto tanto tanto tanto tanto tanto... gosto tanto tanto tanto tanto tanto tanto tanto tanto tanto tanto tanto tanto...

nastymotherfucker

11:50 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

...este blog é surreal, voces deixam-me inscrever? please, please...já me começo a divertir com isto...prometo dizer entre frazes plo menos 5 "gosto muitos", 7 "fantasticos", 15 "maravilhosos", 34 "voces sao os maiores"...please, please...

nastymotherfuker

11:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pois Nasty,sabes que a falta de ocupação torna as pessoas ainda mais "nasty"...porque não arranjas um blog só para ti e o pessoal vai lá visitar-te?

9:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home