segunda-feira, novembro 28, 2005

clones sósias e cópias

c.salgado
Isto não é André Carrilho, mas parece. Ao longe engana, mas para quem conhece o trabalho do Carrilho percebe que é uma 'citação' ao seu trabalho. Se folhearmos os catálogos de Ilustração Portuguesa, verificamos uma colagem nítida do trabalho de Cristiano Salgado ao estilo de André Carrilho. Estas colagens no início de carreira são naturais e comuns. Um jovem ilustrador assimila e cita um ilustrador que admira. Tudo bem, faz parte da aprendizagem. Mas o caso do Cristiano Salgado começa a aborrecer, nunca mais descola do ilustrador que admira, demora a afirmar-se sem a citação e nunca mais cria um espaço gráfico e visual próprio. Portanto, não deve ser talentoso o suficiente para o conseguir e segue o caminho mais fácil e nada meritório, o da cópia.

10 Comments:

Blogger kikazinha said...

Sim,de facto tens razão Alice,já lá vão uns anitos...ainda por cima as mãos dão logo nas vistas,porque o André faz umas mãos bastante características.
Acho que é mais divertido citar,assimilar,mastigar e cuspir à nossa maneira e transformar o nosso próprio mundo pela aprendizagem com o trabalho de quem admiramos e não pela "plana"imitação.

10:08 da manhã  
Blogger pedro z said...

Realmente...
Acho que o André devia mandar alguém partir as perninhas ao pequeno.Infelizmente parece cada vez mais uma prática comum, esta da apropriação.
Bom comentário Alice!

10:58 da manhã  
Blogger andré lemos said...

Descarado e vergonhoso!!

12:53 da tarde  
Blogger Rosa said...

Também já tinha reparado nesta "inspiração" cada vez mais descarada. A verdade é que não faz sombra ao André Carrilho (acho que ninguém consegue), mas irrita que se farta!

6:42 da tarde  
Blogger cao_amarelo said...

acho que todos "imitam" alguém, ou seja, o caso de cristiano salgado é só mais um em que um ilustrador "imita" alguem.
ja vi trabalhos iguais aos de alice geirinhas e não eram dela, andre letria é outro caso e até andré carrilho tem o seu trabalho "igual" ao de joão abel manta ou cassio loredano, acho que a critica aqui feita faz algum sentido, mas também acho que vocês se devem achar muito originais no que fazem.
Não quero ser mal interpretado nem estou aqui para mal dizer o vosso trabalho, já que gosto do trabalho de todas as pessoas que referi, no entanto também posso dizer que o que fazem já foi feito por outras pessoas e até talvez ha mais tempo que a alice ou os andres ou cristiano fazem o deles.
é só fazer uma pesquisa internacional e vou encontrar de certeza muitas alices geirinhas e trabalhos plagiados por autores portugueses. resumindo: acho esta critica um pouco implacavel e acho que voces se acham muito originais, no entanto posso vos dar nomes de autores de bd e ilustração internacionais, que fazem trabalhos iguais ao vosso, assim talvez percebam que afinal todos copiamos alguem. nao estou a falar de inspiração mas sim de copiar.
seja o cristiano salgado, andre carrilho ou alice geirinhas.
sejam razoaveis. e a seguir a nós vão vir mais ilustradores a fazer o q ja foi feito.

5:12 da tarde  
Blogger Saki said...

Digam-me só por favor em que periódico é que isto saiu, sim?
Obrigada
Saki

PS: Um beijo, Dorinha :-)

11:17 da tarde  
Blogger caricaturas said...

Comprei no outro dia a revista Blitz e deparei-me com uma ilustração do Topm Waits bem ao estilo do Carrilho. Fui a ver e era um tal de Cristiano Salgado investiguei na net e vim parar aqui. Curioso a polémica que tal suscita. Pessoalmente acho k n tem nada a ver, o trabalho do Carrilho ´e bastante mais abstracto e gráfico.

7:09 da tarde  
Blogger Matheus said...

e ai eu acredito nisso de sosias estou querendo achar o meu sosia
essa é a minha foto voces conseguem
procurar meu sosia
http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=2067404678115574782&pid=1

6:41 da tarde  
Blogger Andreia said...

Oh vergonhoso?
Que tipo de gente é esta?
A concorrência doi?
Parece que sentem que estão a ficar ultrapassados...
Força Cristiano...
Quanto mais criticados somos, mais força temos... É sinal que valemos alguma coisa, porque se não o valessemos ninguem nos diria nada..
Parabéns Cristiano...
Continua a arrasa-los..

Andreia Camoêz

11:28 da tarde  
Blogger Alini-Ferreira said...

Olá,sera que vc consegue achar minha sósia?! sempre tive curiosidade sobre esse assunto!
meu link é este:
http://www.orkut.com/Home.aspx

ficarei muito feliz se conseguir!
abraços e mto obrigado.
espero resposta!

5:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home