sexta-feira, julho 08, 2005

escrever versus ilustrar

Um livro para todos os dias é uma feliz ideia para um livro que se situa algures entre a bd e a ilustração. A Isabel e o Bernardo fizeram uma bela equipa o que é de felicitar num país , como o nosso, onde é ainda difícil trabalhar e criar em grupo. O que eu já não aprecio é a posição de desconfiança de pessoas que circulam no meio da ilustração e que receiam um certo 'corporativismo' do nosso blog. Claro que é corporativo, claro que defendemos os direitos dos ilustradores, claro que sim! Discutir, reinvindicar não faz parte da cultura portuguesa, como aprendi com o José Gil... temos por isso de nos esforçar para contrariar essa maldita tendência ancestral. Se não conseguimos fazer uma associação, conseguimos fazer um blogue! ( isto é um tema para um novo post)
Mas o nosso alvo, não é os pobres escritores mal pagos e mal amados da literatura infantil colocados num sub-género, isso seria uma posição indigna, ridícula e desnecessária...temos outras questões mais importantes para discutir: o mau funcionamento do IBBY português, a ausência do nome do ilustrador na capa dos livros, a qualidade do texto, a qualidade da ilustração, o abuso de certas editoras que surripiam os originais ( acontece também em jornais e revistas), os direitos de autor, o corte de ilustrações porque não cabiam no scanner...e por aí fora.
Concordo com a Carla Pott que está farta de 'rimas a metro' e de 'xaropadas', eu, como mãe e leitora, acho que falta sentido de humor nos nossos intocáveis escritores.
Este nosso sítio pretende ser multidisciplinar, polémico, criativo com leitores activos e opinativos para nos ajudarem a criar e a consolidar o nosso 'boneco'. Prometo colocar muito em breve o nosso e-mail proboneco@gmail.com
Até lá peço desculpa aos nossos leitores pela falha..

3 Comments:

Blogger emorbita said...

um conselho.... escrevam o vosso endereço de email por extenso tipo "probonecoarrobagmailpontocom".... é que caso contrário arriscam-se a ser inundados de lixo, vulgo spam....
outra coisa muito importante: Parabéns pelo site!!!!!

8:29 da tarde  
Blogger kikazinha said...

Alice gostei memo muito da forma como expuseste a função deste blog,obrigada.Creio que nos fazia falta falar sobre esse ponto.
Obrigada

Beijinhos Carla

12:08 da manhã  
Blogger dora said...

Boa pela "dica" em relação ao email.
obrigada.

2:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home